Return to site

Deputado federal Felipe Rigoni cobra inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência

Parlamentar debateu déficit previdenciário durante audiência pública

· reforma,previdência

O deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) defendeu a inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência. O parlamentar debateu o déficit previdenciário estadual em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Estudo publicado pela Firjan mostra que o rombo da Previdência nos Estados chegou a R$ 77,8 bilhões. Apenas quatro unidades da Federação possuem superávit. Rigoni classificou os dados como preocupantes e alertou para a trajetória crescente dos gastos.

“Em quatro Estados, há mais aposentados que servidores na ativa. Em outros dez Estados, a relação entre ativos e inativos supera os 80%. Isto é, para cada 10 trabalhadores, há pelo menos oito aposentados. Sem a reforma, o caos é questão de tempo”, argumentou Rigoni.

“As regras da Previdência nos Estados reproduzem privilégios que a reforma busca combater em nível nacional. Segundo estudo da Firjan, a média das aposentadorias supera o salário dos trabalhadores em 14 unidades da Federação”, criticou o parlamentar.

Para o deputado federal, protelar a discussão sobre a necessidade da reforma nos Estados é jogar o problema para os cidadãos. “Hoje, as políticas públicas de saúde, educação e segurança já são prejudicadas pela capacidade reduzida de investimento. Diante da crise, sem uma reforma, os Estados vão precisar aumentar impostos para pagar em dia”, alerta.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly