Return to site

Projeto de lei que proíbe construção de barragens próximo de comunidades é aprovado

Texto do deputado Alessandro Molon tem coautoria de Felipe Rigoni

· barragens,mineração,projetos de lei

Impedir novas vítimas. É com este objetivo que os deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ) e Felipe Rigoni (PSB-ES) apresentaram um projeto de lei (PL 18/2019) que proíbe a construção de barragens de alteamento a montante, mesmo modelo usado em Brumadinho e Mariana (MG). O texto veda também a instalação ou ampliação de barragens na zona de autossalvamento de comunidades vizinhas.

O projeto foi apensado ao PL 2791/2019, proposto pelos parlamentares que compuseram a Comissão Externa sobre o Desastre de Brumadinho, aprovado em votação no Câmara e encaminhado ao Senado. Na última semana, três projetos ligados à mineração foram aprovados, a exemplo do texto que tipifica o crime de ecocídio.

Para o deputado federal capixaba, os rompimentos recentes provam a necessidade de endurecer as exigências para atividade. “As mortes em Brumadinho e Mariana mostram o nível de imprudência da mineração brasileira na proteção do que há de mais valioso: a vida. A lei precisa cobrar processos industriais mais seguros e soluções inteligentes de baixo impacto”, argumenta Rigoni.

Rigoni acompanha trabalho da Comissão ao lado do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Agostinho / Foto: Sérgio Francês/PSB

Informações à imprensa:
Rafael Porto
(27) 99653-1704
rafael@feliperigoni.com

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK